Se você é dono de um veículo flex, certamente já se fez essa pergunta na hora de abastecer. Álcool ou gasolina? Se não fez, deveria ter feito, porque o simples fato do álcool estar mais barato que a gasolina não significa que você esteja economizando.
Hoje, o álcool está em desvantagem em quase todos os estados do Brasil, em termos financeiros. É fácil fazer a conta. Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7 e se o valor obtido for menor que o preço do litro do álcool na bomba, será mais vantagem abastecer com gasolina.
É fácil entender essa conta. Os carros bicombustíveis consomem mais álcool do que gasolina. O álcool rende 70% da gasolina, ou seja, se você roda 100 Km com uma determinada quantidade de gasolina, utilizando a mesma quantidade de álcool você rodará apenas 70 Km. Isso se dá por causa da eficiência energética de cada combustível.
Quando há empate, o álcool quase sempre deve ser preferido. Além de ser um combustível mais "ecológico", pois a emissão de poluentes é compensada pela absorção de gás carbônico durante o cultivo da cana-de-açúcar, o rendimento dos automóveis quase sempre é melhor quando utilizando esse combustível. Mas se você vai fazer uma viagem mais longa, a gasolina pode ser mais vantajosa, pois você terá mais autonomia com o combustível disponível no tanque.
Para ajudar, veja no quadro abaixo quando é mais vantagem abastecer com gasolina ou álcool.
Clique na imagem para ampliar


Nenhum comentário:
Postar um comentário