A Agência Estado divulgou que, segundo o MP, a medida visa a "impedir que a vida, saúde e segurança dos consumidores continuem a ser expostas a riscos pela ausência de informação". O Procon determinou também a abertura de processo administrativo contra a Toyota do Brasil e duas concessionárias de Belo Horizonte. Na decisão, foram relatados nove casos de veículos que apresentaram o defeito.
O promotor afirmou que, em função de problemas semelhantes, a montadora vem realizando "recalls" nos Estados Unidos. Citou a substituição do tapete e correção do pedal do acelerador. No Brasil, ressaltou o MP, a Toyota entende que a convocação dos consumidores é desnecessária. Para o promotor, contudo, trata-se de um "comportamento omissivo", que leva também ao não cumprimento das boas práticas de revenda.
Segundo o MP, os representantes da Toyota alegaram que os casos de aceleração súbita foram causados pela falta de fixação do tapete, mas essa informação não é dada ao consumidor no momento da compra, nem está visível no interior do veículo. "Ela consta apenas no manual de instruções do carro, o que não atende a exigências do Código de Defesa do Consumidor".
Problemas de aceleração contínua fazem com que as vendas do Corolla sejam proibidas pela justiça de Minas

o tapete do meu carro vive subindo lá pra cima dos pedais... é uma coisa horrível. mas a diferencinha de preço do meu pra um corolla é BEM significativa, o que me leva a entender que o corolla deveria ser MUITO melhor, ou melhor, perfeito... os defeitinhos do meu eu acho ruim, mas um corolla, eu ia pedir meu dindim de volta...
ResponderExcluir